Tutorial
CRÉDITOS DESTE TUTORIAL NO FINAL DA PÁGINA
Saiba como baixar filmes em torrent
O tutorial a seguir tem o objetivo de auxiliar quem não conhece esse sistema.
O que é Torrent?
A lógica do torrent é a seguinte: a primeira
pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed
(ou semente, que, neste caso, pode ser interpretado como aquele que
semeia). Uma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a
disponibilizá-lo, tornando-se um seed também. Ou seja, quanto mais seeds
houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes são os downloads,
pois mais pessoas disponibilizam o arquivo.
Torrent é a extensão de arquivos utilizados
por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Em um
processo semelhante ao do eMule, por exemplo, os arquivos transferidos
são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o
upload a outros usuários.
Para compartilhar estes arquivos, é
necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele
obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a
comunicação entre os usuários.
Clientes (programas)
Os programas mais usados para baixar e compartilhar os arquivos são:
Normalmente o programa irá pedir para você
selecionar uma pasta onde o filme será arquivado. Dependendo da
configuração o programa já começa a baixar automaticamente para uma
pasta pré-configurada chamada "Download". Verifique a configuração do
seu programa.
Compartilhando os arquivos
É muito importante no sistema Torrent que as
pessoas colaborem umas com as outras. De que forma isso pode ser feito?
Compartilhando os filmes já baixados. Uma vez que o download terminou, é
importante que aquele arquivo continue sendo enviado para outros
usuários para que seja formada uma significativa "rede" de pessoas com o
mesmo arquivo.
Baixando os arquivos Torrent e legendas
1 - Clique em "Download (torrent e legenda)" encontrado na postagem;
2 - Você será direcionado ao site de hospedagem 4Shared onde fará o download do arquivo RAR específico do filme escolhido;
3 - Ao abrir o arquivo, você irá encontrar o arquivo torrent e a legenda do filme.
.
É possível também que a legenda (português) esteja contida no arquivo torrent.
Assistindo aos filmes
Após ter baixado o filme com a legenda, é necessário ter um player que rode os dois simultâneamente. Os mais populares são:
Windows Media Classic
Instalando Codecs
Caso o filme não rode, você precisa instalar
os codecs para que o player consiga ler os arquivos. O codec mais
popular hoje em dia é o K-Lite Codec Pack. Depois de instalá-lo, dificilmente você terá dificuldades para rodar seus filmes.
GLOSSÁRIO:
CAM: O CAM é um "rip" feito
no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um
tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem
tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem
sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado
(cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha
legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas
na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone
embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas
durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem
costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema está quase
vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.
TELESYNC (TS): Um telesync
tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de
áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não
ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de
áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é
filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera
profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia
muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por
completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de
forma errada.
TELECINE (TC): Uma máquina
de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem
costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos,
os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o aspect
ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela
cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador
visível e fixo durante todo o filme.
SCREENER (SCR): Uma fita
VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso
promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e normalmente em
4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas já terem
sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” (uma mensagem que
aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone
anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou
qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão
de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma
durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma cópias, dura o
filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.
R5: R5 se refere a um
formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a
pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido
mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere
dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um
telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum
adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês,
exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse
caso o release possui a descrição ".LINE" para distinguir daqueles que
possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente
pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos
como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de ".R5" e
sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
DVD-SCREENER (DVDscr):
Mesmas condições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com
letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda
e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e
pode atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver o mínimo de conhecimento,
um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou
DivX/XviD.
DVDRip: Uma cópia do
lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo
do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve ser
excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
BRRip ou BDRip: Uma cópia
do lançamento final do BlueRay Disc. Se possível, é lançado na internet
antes mesmo do BlueRay Disc de venda e/ou aluguel ser lançado. A
qualidade deve ser excelente, superior a do DVDRip. BlueRay Disc são
lançados em em DivX/XviD.
VHSRip: Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
TVRip: Episódios de TV que
são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de
“PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas
redes com alguns dias de antecedências.
PDTV/HDTV: Os PDTV são
capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os
melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também,
mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os
grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD
serem aceitos nos rips de TV.
WORKPRINT (WP): Um
workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter
cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito
ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto está
faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem
cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a
coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.
DivX Reenc: Um DivX re-enc é
um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX.
Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como
Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não
vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer
apenas uma versão de 300MB.
Watermarks: Muitos filmes
vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo
pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo,
geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d'água "Z" "A" e
"Globe".
Asian Silvers / PDVD: São
produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que
vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente
encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de
ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não
duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos
num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor
que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como
VCD normalmente.
SVCD: SVCD é baseado em
MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até
2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma
relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento
que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60
min.
VCD: É um formato baseado
em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de
352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade
mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são
cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer
maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um
CDR74.
XVCD / XSVCD: Estes são
basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de
melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.
KVCD e KSVCD: KVCD é uma
modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos
com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe
especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e
MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução
352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até
360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.
KDVD: Formato de arquivo
100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player
Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480
num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.
AVI: Audio Video
Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define
como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um
codec.
MPEG: É a abreviação de
Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de
vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre
eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e
SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC.
Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto
.mpeg na extensão.
OGM: Pode ser usado à uma
alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os
formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
VBR: Bitrate Variável. É
possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o
mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante).
Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que
a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos
complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são
melhores que outros que contém CBR.
Bitrate: Bitrate está
diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que
em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto
maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original
estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais
altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
Aspect Ratio Tags:
WS - Widescreen (letterbox)
FS – Fullscreen
Codec: É a abreviação de
Coder/Decoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que
converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e
vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).
DivX / XviD: Dois codecs de
última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de
compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o
MPEG-4 de “MP3 do vídeo”. Com os arquivos em DivX você poderá assistir
os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma
tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes
para rodar. XViD é melhor que o DivX.
NTSC / PAL: NTSC e o PAL
são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um
frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem
um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter
variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC,
para TVs, vídeos-cassete, DVDs.
AC3: Codec de áudio
conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o
Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs,
devido ao seu tamanho maior.
AAC: Advanced Audio Coding,
será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade
de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player
ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.
BIN / CUE:
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à
uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados
nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o
Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você
alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo
com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria
esse tipo de imagem.
Expressões encontradas:
PROPER: Devido aos
critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por
exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns
problemas na imagem ou som, e outro grupo tem outro telesync (ou a mesma
fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada
para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e
as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a versão
original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não
perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no
".NFO".
UNRATED: Versão sem cortes
(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação
etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos).
UNCUT: Versão do diretor
(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação
etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos).
LIMITED: Um filme limited
significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados,
normalmente estreando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes
pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.
INTERNAL: Um release
interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito
isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de má qualidade
são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido
ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é
disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não
podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns
INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade.
Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases internos, mas
num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para membros
do grupo e não o disponibilizavam.
STV: Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.
REPACK/RERIP: Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.
NUKED: Um rip pode ser
“NUKADA”, banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs,
por exemplo, e não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença
na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme.
Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique
sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má
qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma
versão, eles podem requisitar um nuke.
Razões para o NUKE:
BAD A/R – Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.
BAD IVTC – Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
BAD FPS – Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.
INTERLACED – Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.
DUPE: Duplicada, já foi
feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo
já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão
séria.
SE (special edition): Edição Especial
DC (director’s cut): Versão do diretor.
NFO: Um arquivo de NFO é
fornecida com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informação
geral sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre
diversas informações. NFO = Informações
SyncFIX: Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.
RarFIX: Quando o release
contém algum dos arquivos .rar defeituosos o grupo lança um RarFIX,
contendo, na maioria das vezes, apenas o arquivo que estava com
problemas.
SFV: É fornecida também par
cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local
(FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
Subbed: Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).
UnSUBBED: Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda.
Definições em arquivos de séries:
"Lost.SxxExx.[HR-HDTV]HDTV.XviD.[PROPER]-LOL/XOR/CTU/NBS"
Sxx – Temporada xx (exemplo S02 – temporada 2)
Exx – Episódio xx (exemplo E24 – episódio 24)
HDTV (High Definition TV) –
Sinal capturado duma fonte de alta qualidade, O Som destas emissões no
país é 5.1 mas nas releases da LOL/XOR só nos chega com 2.0 (stéreo). Os
primeiros receptores de TV apresentavam 240 linhas de vídeo.
Actualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 525 e
625 linhas. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080
linhas com o padrão HDTV.
XviD - Codec de compressão
de vídeo utilizado. É o codec mais famoso que aí anda por ser
inicialmente um hack do DivX, mas de código aberto e de livre utilização
(ao contrário do DivX que é pago [pelo menos as versões para criar
ficheiros comprimidos]).
LOL, XOR, CTU, NBS, (e muitos outros) - são os grupos da scene que ripam os episódios.
[PROPER] – Se alguma coisa
está mal com o anterior rip, (áudio fora de sincronia, vídeo com má
qualidade, faltam imagens, etc etc) é lançada a versão PROPER por um
grupo diferente. Se a nova versão for lançada pelo grupo inicial
trata-se de um REPACK.
DICAS
[TORRENT]MÁXIMO DE VELOCIDADE EM DOWNLOAD
Tenha o máximo de velocidade em downloads de torrents com TRACKERS NÃO PRIVADOS. Isto já ficou comprovado, funciona mesmo.
Se você deixa o upload ilimitado, perde em download. Mas precisa liberar upload para conseguir peers.
Configure o seu software torrent da seguinte forma: Isso implica em não utilizar a otimização de velocidades do software.
Ex.: Liberados pelo provedor 400 kbps de banda upload, a velocidade máxima de up ficará entre 40/60 kBps.
Pegue estes 400 kbps de upload e divida por
21 = 19 kBps este será o limite tráfego upload, sem que interfira na
velocidade de down. Podendo até ficar 2 acima ou abaixo.
kbps up liberados pelo provedor / 21 = limite de tráfego de upload a ser fixado
Se aumentar ou diminuir esse percentual, haverá perdas. A configuração para down deve ficar como ilimitado.
Lembre-se que a velocidade de download para torrent está relacionada a muitos outros fatores.
Se precisar manter ratio, após o down libere o up.
IMPORTANTE:
Às vezes as informações de velocidades fornecidas pelo seu provedor não são as reais.
Para ter certeza dos valores entre nas configurações do MODEM, tipo "Device info" e certifique-se.
Valem as informações que estão registradas no modem.
Se tiver dificuldades em saber a largura de sua banda de upload, faça o seguinte:
Configure provisoriamente o seu software
torrent para UP ILIMITADO e coloque para fazer no mínimo uns três
downloads simultâneos, a considerar os seeds e peers.
Espere algum tempo até que atinja um
percentual de troca. Pegue papel e caneta, controle a velocidade TOTAL
DE UPs por algum tempo, anote apenas os maiores picos.
Depois calcule a média desses picos,
dividindo o total encontrado por 2,1 ou aplicando 48%, como queira, o
que interessa é o resultado.
Essas regras se adequam para trakers
públicos e a qualquer software torrent usando uma conexão padrão, seja:
dial-up, xDSL, cabo, wireless, etc.
RAZÕES QUE JUSTIFICAM: USANDO O UP NO MÁXIMO PERDE EM VELOCIDADE.
Ou melhor: Quando você deixa tudo ilimitado, o software, pode limitar as transferências aos valores do "up" que são mais baixos.
E até interpretar que você está dando prioridade ao "up" e não ao "down".
PROGRAMAS ÚTEIS:
Obs: Os programas aqui disponibilizados
para downloads são freeware ou opensource, ou seja, são gratuitos, não
se ferindo qualquer lei ou norma quanto a direitos autorais.
AUTORIA E FONTES: Legendas.TV, Lovesick, Webcine e Equipe Torrent-Up (Vangobis)